sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Ata da reunião do DCE – 09/11/2009


Lista de presença


Bárbara (Teatro), Bruno (Arquivologia), Carol (Teatro), Dan (Turismo), Dudu (Biblioteconomia), Henrique (Pedagogia), Jéssica (Enfermagem), Marta (Biomedicina), Matheus (Biomedicina), Nathália (Enfermagem), Priscila (História), Raphael Pequeno (Pedagogia), Raphael Trindade (Biomedicina), Renatinho (Pedagogia).

Pontos de pauta

- Informes
- Estatuto da UNIRIO
- Conselheiro do DCE no CONSEPE

Informes

Bárbara: Foi convocado um CEB (Conselho de Entidades de Base) para hoje, nesse horário, pelo DA de Sistema de Informação (Dasi), DA de Direito (Daafar), DA de Ciência Política (DACP) e DA de Administração Pública. Esses são os mesmos DA’s que convocaram o último CEB. O CEB de hoje contará com a presença do professor Tanaka (Pró-reitor de Planejamento e Presidente da Comissão do Estatuto). O problema não está na convocação do CEB, mas sim na convocação para o mesmo horário de outra atividade do movimento estudantil.

Estive no último fim-de-semana em Porto Alegre, o DCE da UFRGS está em processo eleitoral, e participei da reunião da chapa 2. São 4 chapas concorrendo. A chapa 2 é contra o REUNI, defende idéias muito parecidas com a que defendemos.

Renatinho: Ocorre, essa semana, o colóquio Ferrer Y Guardia, em memória dos 100 anos de sua morte. A programação está prevista para os dias 9, 10, 11, 12 e 14. Hoje atividade é no IFCS e amanhã, às 18hrs, aqui na UNIRIO no auditório Paulo Freire. A mesa será composta pela professora Angela (UNIRIO) e pelo Silverio (doutorando pela Uerj).

A ex-decana do CCH, professora Julia Belesse nos parabenizou pela vitória no DCE.

Antônio Pedro (Direito): Amanhã a alta comissariada da ONU para Direitos Humanos estará em visita ao Rio. Às 15 horas ocorrerá uma audiência com o procurador da Justiça no Ministério Público. Haverá um ato, com familiares de vítimas de violência insitucional, com concentração na OAB às 14 horas. Diversas organizações de Direitos Humanos vão participar dessa mobilização. Deixo aqui o convite para que o DCE também participe. Às 18 horas ocorrerá uma audiência fechada com 1 representante de 18 instituições que defendem os Direitos Humanos.

Encaminhamentos

Bárbara: 1. Que o DCE divulgue uma nota se posicionando sobre o CEB marcado para hoje.
(Consenso) Aprovado

2. Apoiar a chapa 2 nas eleições para o DCE da UFRGS, escrevendo uma moção de apóio. Tirar o nosso posicionamento nesta reunião.

Contra-proposta – Bruno: Decidir nosso posicionamento posteriormente
  • 1ª votação
    Deliberar o apóio agora: 12 votos – Deliberar o apoio posteriormente: 1 voto
  • 2ª votação
    Que o DCE da UNIRIO apoie a chapa 2 nas eleições pro DCE da UFRGS
    (A favor - 11; Contra – 0; Abstenções – 2) - Aprovado


3. Moção de apóio do DCE, redigida pelo Antônio (por estar a par do assunto), as mobilizações em defesa dos Direitos Humanos.
(Consenso) - Aprovado


Estatuto


Encaminhamentos


1. Que o DCE ajude a impulsionar os GDT’s para discussão do novo Estatuto e incorpore seu calendário
(Consenso) - Aprovado


2. Organizar um debate sobre o Estatuto, convidando um representante da ADUNIRIO, da ASUNIRIO e da Reitoria. Levar essa proposta para a reunião do GDT do Estatuto, para que se tire uma data lá.
(Consenso) - Aprovado


3. Escrever um panfleto chamando os estudantes para os GDT’s e para o debate
(Consenso) - Aprovado


4. Que o DCE entre em contanto com a ASUNIRIO e a ADUNIRIO, para saber a posição de ambaas a respeito do Estatuto.
(Consenso) - Aprovado


5. Que o DCE faça uma faixa pela ampliação do prazo de discussão do novo Estatuto (“Chega de atropelo. Queremos mais debates”).
(Consenso) - Aprovado


Conselheiro do DCE no CONSEPE

Encaminhamento

Priscila e Renatinho: Raphael Pequeno como titular e Matheus como suplente.
(Consenso) Aprovado

Próxima reunião:

13/11/2009 ( sexta-feira), às 14h

Na sede do DCE, Av Pasteur, 458 - Urca

Nenhum comentário: