sábado, 13 de fevereiro de 2010

Ata da reunião do DCE - 09/02/2010


Lista de presença

Bárbara, Bernardo (discente de Artes Cênicas), Bruno, Gaia (discente de Artes Cênicas), Gleice, Jéssica, Monique (discente de Turismo), Nívea (discente de Artes Cênicas), Priscila, Wallace (discente de Artes Cênicas).

Pontos de pauta

- CEB
- Calourada

Informes

Priscila: Na sua participação no Fórum Social em Salvador, o DCE-UNIRIO organizou um debate sobre a situação das Universidades que contou com a presença de membros de DCE's e estudantes da UFF, Ufop, UFPA, UNB, UEFS e Unama. A partir desse debate, os DCE's presentes tiraram a proposta de elaborar uma carta pontuando questões de conjuntura e reivindicações do movimento estudantil. Depois do debate, o nosso DCE foi procurado por estudante da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que demonstrou interesse em elaborar a carta em conjunto com os outros DCE's e informou que a Universidade também se encontra em situação de mudança de estatuto.
Na quinta-feira passada, dia 04/02, realizou-se a primeira reunião sobre Calourada, na qual foram levantadas propostas para a recepção conjunta entre o DCE e os cursos e foram formadas as seguintes comissões: Festa, Debates, Manual do Calouro, Atividades Práticas.

Nívea:
O Da Costa (decano do CLA) informou que está de férias e, por isso, o projeto de ocupação sustentável da Casa da Bruxa, poderia ser entregue ao Angel (diretor da Escola de Teatro). A idéia é já realizar uma faxina na Casa para que ela possa ser utilizada no trote de Teatro. Essa faxina ocorrerá primeiramente nos dias 10 e 12/02, a partir das 11 horas.

Gleice:
Possivelmente ocorrerá uma recepção de todos os alunos dos cursos novos na reitoria com a Malvina.

CEB para a Calourada

Encaminhamento
Bárbara: Puxar um CEB para continuar a nossa discussão sobre Calourada para o dia 23/02 (3ª feira), às 18 horas, no IB.(Consenso) - Aprovado


Calourada

-Tema: Estatuto e bandejão - "Eu quero democracia com bandejão todo dia."
-Fazer adesivo com o nosso tema.
-Fazer algumas faixas antes do início das aulas e outras em conjunto com os estudantes quando as aulas começarem.
-Procurar informações sobre a possível recepção que a reitoria fará para os cursos novos.
-Convidar para o nosso debate o Roberto Leher, do Andes, para abordar a questão do Estatuto.
-Pensar as questões de espaço, banheiro e segurança da festa (possibilidade de solicitar à reitoria).
-Pensar a elaboração do Jornal do DCE tocando os seguintes pontos: assistência estudantil, democracia interna, o Fórum, a situação do Haiti, a ocupação da Casa da Bruxa.
-Pensar a elaboração do Manual do Calouro tocando os seguintes pontos: quem é o DCE, pra que servem o DCE e os CA's e DA's, como funciona a Universidade, etc.

Nenhum comentário: